Olá,

Navegue no nosso blog e encontre o lugar certo, para curtir o que de melhor poderemos lhe oferecer na Chapada Diamantina, em Mucugê-Bahia-Brasil.

Onde?
No Refúgio na Serra...

Seja bem vindo!


Lugar especial que surgiu na busca pela paz!




A Pousada possui cinco cabanas externas - duas triplas, uma dupla, uma quíntupla, uma suíte solteirão e dois quartos internos com wc comum, sendo um triplo e um duplo, totalizando dezenove pax confortáveis.

A forma e os detalhes como foi construída, fez surgir um verdadeiro oásis sensualista, todo inspirado para fazer parte das mais inesquecíveis memórias de todo hóspede que ali passar e cada detalhe será surpreendente!

CONHEÇA VIRTUALMENTE O REFÚGIO NA SERRA!

MELHOR LOCALIZAÇÃO PARA SE HOSPEDAR NA CHAPADA DIAMANTINA !

MELHOR LOCALIZAÇÃO PARA SE HOSPEDAR NA CHAPADA DIAMANTINA !

MUCUGÊ * CORAÇÃO DO PARQUE NACIONAL

A cidade tem clima de montanha, fica localizada bem ao centro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, propiciando aos visitantes com pouco deslocamento visitar os principais atrativos , além do que, é tombada pelo IPHAN, com excelente infra estrutura de Bancos, Farmácias, Mercados, Pousadas, Hotéis, Restaurantes, Pizzarias, Lanchonetes e Cafés !

Distância principais passeios/trilhas:

# 47 KM para o Poço Azul e Poço Encantado
# 21 KM para Iguatu.
# 08 KM para Projeto SEMPRE VIVA, Cachoeira Piabinha e Tiburtino.
# 110 KM Cachoeira Buracão.
# 12 KM Cachoeira Três Barras e Cristais.
# 45 KM Mirante Paty.
# 50 KM Cachoeira da Fumacinha.
# 05 KM Cachoeira da Sibéria

SOBRE A CIDADE...

SOBRE A CIDADE...
ORIGEM MUCUGÊ

Mucugê é o que podemos chamar de uma cidade privilegiada pela natureza. Situada a 1000 metros de altura do nível do mar, na Chapada Diamantina, é rodeada por serras, grutas, rios e cachoeiras que podem servir para a prática de canoagem e outras modalidades de esportes radicais.

Além da natureza, a cidade guarda um pouco da história, sempre tendo como pano de fundo o garimpo.

A região de Mucugê, que desde o início do século XIX era parcialmente ocupada por fazendeiros que mantinham criação de gado, foi a primeira a atrair os exploradores ávidos por novas jazidas de pedras preciosas. Diz a história oficial que o primeiro diamante da região foi encontrado em 25 de junho de 1844 por Cristiano Pereira do Nascimento, afilhado de José Pereira do Padro, ou "Cazuza do Prado", um grande coronel da região.

A pedra teria sido acidentalmente achada no leito do riacho das Cumbucas enquanto Cristiano lavava as mãos.

Canto de Meditação

Canto  de  Meditação
...frente à uma grande ROCHA...

Espaço de Diversão Multiuso

Espaço de Diversão Multiuso
...jogos, TV e Lojinha...

Gruta de São José...

Gruta de São José...
...trazendo PAZ e HARMONIA !

Plaquinhas reflexivas...

Plaquinhas reflexivas...
"A Alegria não está nas coisas, está em nós!"

Buda

Buda
...em meio ao jardim...

Mulheres de Cerâmica...

Mulheres de Cerâmica...
em meio às plantas!

VEJA NOSSOS PACOTES ROLANDO A TELA A DIREITA

PASSEIOS E TRILHAS REALIZADAS PELO CHAPADA VIVA ADVENTURE

1)Trilha do Garimpo

Trilha por onde os antigos garimpeiros fizeram a sua história, uns em busca da sobrevivência, outros em busca do sonho do enriquecimento fácil, um dos garimpos mais ricos da Chapada. Nesta trilha, é possível encontrar: pequenas barragens ou tanques, corredeiras de captação de água para lavar o cascalho e casas de pedras, além de belíssimas cachoeiras como: Cachoeira das Andorinhas e Cachoeira dos Funis

Em Mucugê - 2km de carro+ 6km de trilha
Nivel - Medio

2)Lago do Mar da Espanha e Cachoeira da Sibéria

Garimpo explorado por companhias de mineração estrangeiras. Devido a grande abundâncias de diamantes, principalmente nos caldeirões - grandes orifícios abertos nas rochas provocados pela erosão das águas, que acumulam centenas de diamantes. Essa abundância de diamantes fez com que esse lugar fosse comparado a Sibéria da Rússia Asiática. É um passeio belissímo, onde se pode desfrutar de um maravilhoso banho no Lago do Mar da Espanha e na Cachoeira da Sibéria.

Em Mucugê-6km de carro + 5 km de trilha

Nivel - Medio

3)Mirante do Vale do Paty e Cachoeirão por Cima

A trilha do vale do Paty, já é considerada uma das mais belas do mundo, em média, são cinco dias de caminhada, fazendo a travessia do Vale do Capão-Andaraí, ou vice-versa. O Vale fica localizado no Município de Mucugê, permitindo que esse passeio seja feito num período mais curto, à partir do Distrito de Guiné, é possível fazer esse passeio em apenas um dia.

Em Mucugê - 40km de carro+ 8km de Trilha
Nivel - Medio

4)Cachoeira das Três Barras e Cachoeira dos Cristais

Na serra do Capa-Bode, um dos locais mais altos da Serra do Sincorá, seguindo por um pequeno trecho da estrada real, localizado nos gerais da larga de dentro, estão duas lindas cachoeiras, que se separam por apenas 1 Km: Cachoeira das Três Barras a-1ª, e Cachoeira dos Cristais-a 2ª.

Em Mucugê-10km de Carro+ 8km de trilha
Nivel - Pesado

5)Trilha Mucugê Vila de Igatu

Ainda na serra do Capa-Bode, onde algum tempo atrás, numa antiga cascalheira foi registrada a presença de OVNIs, a partir deste ponto faz-se um belo passeio até a Vila de Igatú. Trata-se de uma antiga trilha, utilizada pelos tropeiros, no transporte de mantimentos, no lombo de animais, vendidos nas feiras livres da região.

Em Mucugê-10km de carro+ 6km de trilha

Nivel - Pesado

6) Cachoeira da Fumacinha por Cima

A trilha cachoeira da Fumacinha por Cima , já é considerada uma das mais belos Canio da Chapada Diamantina, fazendo aque esse passeio seja feito num período mais curto, à partir do Povoado de Campo Alegre né, é possível fazer esse passeio em apenas um dia.

Em Mucugê - 60 km de carro+ 6km de Trilha

Nivel - Medio


IMPORTANTE :Todas as trilhas e passeios serão feitos com GUIAS LOCAIS CREDENCIADOS!

NOTÍCIAS DO REFÚGIO NA SERRA ...

A POUSADA, SEUS HÓSPEDES, FINAIS de SEMANA e O CASCALHO - Bar e Restaurante do Refúgio na Serra.

Fique atualizado com o que acontece...

domingo, 10 de junho de 2012

IPHAN entrega obras de restauração



Igreja de São Sebastião, em Igatu, distrito de Andaraí (Foto: Divulgação)
Igreja de São Sebastião, em Igatu, distrito de Andaraí (Foto: Divulgação)
Salvador - Monumentos tombados e que relevam a riqueza histórica de dois municípios baianos passaram por obras de revitalização que serão entregues pelo Instituto do PatrimônioHistórico e Artístico Nacional (Iphan) neste final de semana. Os bens restaurados são a Igreja de Santo Antônio, em Mucugê e a Igreja e o Cemitério de São Sebastião, em Igatu, distrito de Andaraí, ambos localizados na Chapada Diamantina. As obras foram executadas com recursos do PAC das Cidades Históricas, que totalizaram aproximadamente R$250 mil.
Além disso, o Iphan realizou neste feriado de Corpus Christi a inspeção dos serviços realizados na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Rio de Contas. O orçamento dessa intervenção foi de R$1 milhão. De acordo com o superintendente estadual do Iphan, Carlos Amorim, as obras tem revelado surpresas que valorizam ainda mais o extraordinário patrimônio da Chapada Diamantina. Segundo ele, nos trabalhos de restauração da Matriz do Santíssimo foi descoberto um inusitado nicho barroco, em chinoiserie, com forte influência oriental, de Goa ou Macau, cujas pesquisas deverão ser aprofundadas.
A Superintendência Estadual do Iphan e a Prefeitura Municipal de Andaraí apresentarão as intervenções realizadas na Igreja e Cemitério de São Sebastião e a Praça do Mercado hoje (09/06), às 10 horas, em Igatu. Os monumentos estão concentrados em área tombada pelo Iphan, em 20 de junho de 2000, sendo inscrita em três livros: Tombo de Belas Artes, no Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e ainda no Tombo Histórico.
Ontem foram entregues as obras de conservação e restauração da Igreja de Santo Antônio, em Mucugê. O monumento integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade, tombado pelo Iphan. A situação de conservação era precária, o que levou a Superintendência a alocar recursos para a revitalização. Uma empresa especializada em obras de adaptação e reparação de edifícios históricos foi contratada e para a execução dos serviços de pavimentação, tratamento, pintura, cobertura e revisão elétrica.
Segundo o superintendente do Iphan na Bahia, “as obras cumprem o objetivo de preservação do patrimônio histórico, tendo a riqueza cultural e ambiental como foco para as ações estruturantes a serem desenvolvidas nos municípios”.
Amorim também destacou os restauros que estão sendo feitos na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento.  “A Igreja é fabulosa. Pertenceu à devoção particular de D. Maria I, rainha de Portugal e mãe de D. João VI. Seu azul real estava submerso em verdes fortes que a prospecção artística desvelou”, afirmou. De acordo com o superintendente o nicho barroco descoberto durante os serviços estava coberto de gesso e massa e “a remoção dessa matéria exótica fez surgir um delicado trabalho de talhe e pintura, de extremo bom gosto e muita sofisticação. Até cerejeiras estão estampadas e cenas orientais também. O partido de restauração adotado deve trazer de volta os tons de ouro sobre azul real, que são as cores de devoção do Santíssimo”, afirmou.
Igatu
Possui um casario histórico de pedra, do século XIX, resquício da época do Ciclo do Diamante na região da Chapada Diamantina. Por esta sua característica, o distrito é conhecido pelo apelido de “Machu Picchu baiana”, numa referência à histórica cidade peruana de pedra. O nome “Igatu” é de origem tupi e significa “água boa”, através da junção dos termos ‘y (“água”) e katu (“bom”).
Mucugê
É uma das cidades mais antigas da região da Chapada Diamantina. Fundada no fim do século XVIII o local tem como característica marcante os antigos casarões coloniais de estilo português.
Rio de Contas
Considerada um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia, tombada pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a cidade pertencente também à Chapada é uma das mais históricas da Bahia, com 287 prédios tombados pelo Iphan.

Nenhum comentário: