Olá,

Navegue no nosso blog e encontre o lugar certo, para curtir o que de melhor poderemos lhe oferecer na Chapada Diamantina, em Mucugê-Bahia-Brasil.

Onde?
No Refúgio na Serra...

Seja bem vindo!


Lugar especial que surgiu na busca pela paz!




A Pousada possui cinco cabanas externas - duas triplas, uma dupla, uma quíntupla, uma suíte solteirão e dois quartos internos com wc comum, sendo um triplo e um duplo, totalizando dezenove pax confortáveis.

A forma e os detalhes como foi construída, fez surgir um verdadeiro oásis sensualista, todo inspirado para fazer parte das mais inesquecíveis memórias de todo hóspede que ali passar e cada detalhe será surpreendente!

CONHEÇA VIRTUALMENTE O REFÚGIO NA SERRA!

MELHOR LOCALIZAÇÃO PARA SE HOSPEDAR NA CHAPADA DIAMANTINA !

MELHOR LOCALIZAÇÃO PARA SE HOSPEDAR NA CHAPADA DIAMANTINA !

MUCUGÊ * CORAÇÃO DO PARQUE NACIONAL

A cidade tem clima de montanha, fica localizada bem ao centro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, propiciando aos visitantes com pouco deslocamento visitar os principais atrativos , além do que, é tombada pelo IPHAN, com excelente infra estrutura de Bancos, Farmácias, Mercados, Pousadas, Hotéis, Restaurantes, Pizzarias, Lanchonetes e Cafés !

Distância principais passeios/trilhas:

# 47 KM para o Poço Azul e Poço Encantado
# 21 KM para Iguatu.
# 08 KM para Projeto SEMPRE VIVA, Cachoeira Piabinha e Tiburtino.
# 110 KM Cachoeira Buracão.
# 12 KM Cachoeira Três Barras e Cristais.
# 45 KM Mirante Paty.
# 50 KM Cachoeira da Fumacinha.
# 05 KM Cachoeira da Sibéria

SOBRE A CIDADE...

SOBRE A CIDADE...
ORIGEM MUCUGÊ

Mucugê é o que podemos chamar de uma cidade privilegiada pela natureza. Situada a 1000 metros de altura do nível do mar, na Chapada Diamantina, é rodeada por serras, grutas, rios e cachoeiras que podem servir para a prática de canoagem e outras modalidades de esportes radicais.

Além da natureza, a cidade guarda um pouco da história, sempre tendo como pano de fundo o garimpo.

A região de Mucugê, que desde o início do século XIX era parcialmente ocupada por fazendeiros que mantinham criação de gado, foi a primeira a atrair os exploradores ávidos por novas jazidas de pedras preciosas. Diz a história oficial que o primeiro diamante da região foi encontrado em 25 de junho de 1844 por Cristiano Pereira do Nascimento, afilhado de José Pereira do Padro, ou "Cazuza do Prado", um grande coronel da região.

A pedra teria sido acidentalmente achada no leito do riacho das Cumbucas enquanto Cristiano lavava as mãos.

Canto de Meditação

Canto  de  Meditação
...frente à uma grande ROCHA...

Espaço de Diversão Multiuso

Espaço de Diversão Multiuso
...jogos, TV e Lojinha...

Gruta de São José...

Gruta de São José...
...trazendo PAZ e HARMONIA !

Plaquinhas reflexivas...

Plaquinhas reflexivas...
"A Alegria não está nas coisas, está em nós!"

Buda

Buda
...em meio ao jardim...

Mulheres de Cerâmica...

Mulheres de Cerâmica...
em meio às plantas!

VEJA NOSSOS PACOTES ROLANDO A TELA A DIREITA

PASSEIOS E TRILHAS REALIZADAS PELO CHAPADA VIVA ADVENTURE

1)Trilha do Garimpo

Trilha por onde os antigos garimpeiros fizeram a sua história, uns em busca da sobrevivência, outros em busca do sonho do enriquecimento fácil, um dos garimpos mais ricos da Chapada. Nesta trilha, é possível encontrar: pequenas barragens ou tanques, corredeiras de captação de água para lavar o cascalho e casas de pedras, além de belíssimas cachoeiras como: Cachoeira das Andorinhas e Cachoeira dos Funis

Em Mucugê - 2km de carro+ 6km de trilha
Nivel - Medio

2)Lago do Mar da Espanha e Cachoeira da Sibéria

Garimpo explorado por companhias de mineração estrangeiras. Devido a grande abundâncias de diamantes, principalmente nos caldeirões - grandes orifícios abertos nas rochas provocados pela erosão das águas, que acumulam centenas de diamantes. Essa abundância de diamantes fez com que esse lugar fosse comparado a Sibéria da Rússia Asiática. É um passeio belissímo, onde se pode desfrutar de um maravilhoso banho no Lago do Mar da Espanha e na Cachoeira da Sibéria.

Em Mucugê-6km de carro + 5 km de trilha

Nivel - Medio

3)Mirante do Vale do Paty e Cachoeirão por Cima

A trilha do vale do Paty, já é considerada uma das mais belas do mundo, em média, são cinco dias de caminhada, fazendo a travessia do Vale do Capão-Andaraí, ou vice-versa. O Vale fica localizado no Município de Mucugê, permitindo que esse passeio seja feito num período mais curto, à partir do Distrito de Guiné, é possível fazer esse passeio em apenas um dia.

Em Mucugê - 40km de carro+ 8km de Trilha
Nivel - Medio

4)Cachoeira das Três Barras e Cachoeira dos Cristais

Na serra do Capa-Bode, um dos locais mais altos da Serra do Sincorá, seguindo por um pequeno trecho da estrada real, localizado nos gerais da larga de dentro, estão duas lindas cachoeiras, que se separam por apenas 1 Km: Cachoeira das Três Barras a-1ª, e Cachoeira dos Cristais-a 2ª.

Em Mucugê-10km de Carro+ 8km de trilha
Nivel - Pesado

5)Trilha Mucugê Vila de Igatu

Ainda na serra do Capa-Bode, onde algum tempo atrás, numa antiga cascalheira foi registrada a presença de OVNIs, a partir deste ponto faz-se um belo passeio até a Vila de Igatú. Trata-se de uma antiga trilha, utilizada pelos tropeiros, no transporte de mantimentos, no lombo de animais, vendidos nas feiras livres da região.

Em Mucugê-10km de carro+ 6km de trilha

Nivel - Pesado

6) Cachoeira da Fumacinha por Cima

A trilha cachoeira da Fumacinha por Cima , já é considerada uma das mais belos Canio da Chapada Diamantina, fazendo aque esse passeio seja feito num período mais curto, à partir do Povoado de Campo Alegre né, é possível fazer esse passeio em apenas um dia.

Em Mucugê - 60 km de carro+ 6km de Trilha

Nivel - Medio


IMPORTANTE :Todas as trilhas e passeios serão feitos com GUIAS LOCAIS CREDENCIADOS!

NOTÍCIAS DO REFÚGIO NA SERRA ...

A POUSADA, SEUS HÓSPEDES, FINAIS de SEMANA e O CASCALHO - Bar e Restaurante do Refúgio na Serra.

Fique atualizado com o que acontece...

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Salão Baiano é aberto e mostra atrativos e diversidade cultural da BA

17/05 - 09:30
Por: Lisia Minelli e Luiz Marcos Fernandes

Jaques Wagner, governador da Bahia, Gastão Vieira, ministro do turismo, Edvaldo Brito, vice prefeito Salvador e Domingos Leonelli, secretário de turismo Bahia

Com o tema “Viaje por um mundo chamado Bahia”, abre oficialmente hoje (17/05) o 1º Salão Baiano de Turismo. O evento que acontece até sábado, dia 19, reúne uma série de atrativos como exposições, apresentações artísticas e culturais, uma mostra gastronômica e, em paralelo, acontece também a segunda edição da feira comercial da Abav-BA. A Bahia terá estandes comerciais e institucionais das 13 zonas turísticas do Estado, além da presença de parceiros como Sebrae, Senac, Abrasel, Convention Bureau, Abav, ABIH, Conselho Baiano de Turismo, SHRBS, Sindetur, dentre outros. Estão confirmadas a presença do governador Jaques Wagner, do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e do presidente da Embratur, Flávio Dino.

Além das 13 zonas turísticas da Bahia, a estrutura da feira conta com 60 estandes para exposições comerciais das empresas baianas que fazem receptivo turístico; nas rodadas de negócios, 60 mesas receberão encontros pré-agendados em parceria com o Sebrae; e outras duas salas serão utilizadas para reuniões de trabalho. O Salão terá palestras e workshops sobre diversos temas ligados ao setor. Dois assuntos já foram definidos pela organização do evento: Conta Satélite, que discutirá a possibilidade de verificar a receita gerada pelo turismo, e a Copa do Mundo de 2014.

Maquete - Outro atrativo será a apresentação de uma maquete do mapa da Bahia, dividida por zonas turísticas, onde o visitante poderá caminhar sobre todos os pontos do Estado. A maquete contará com elementos que retratam a cultura e a história da região. “Será possível ter uma ideia das regiões baianas, o que elas produzem, suas zonas turísticas, é uma ferramenta excelente”, destaca o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli. São 125 m2 desta ferramenta de
marketing mostrando a diversidade turística, econômica, social,
aspectos da indústria, agricultura e infraestrutura do estado.

Cultura - Um dos principais momentos será o encontro de grandes nomes do forró baiano, que será realizado no primeiro dia do evento (17). Já está confirmada a participação dos forrozeiros Carlos Pitta, Del Feliz, Cicinho de Assis, Zelito Miranda, Adelmário Coelho, Virgílio, Val Macambira, Gereba e Léo Macedo. Juntos, eles farão show com uma hora de duração, das 19 às 20h. A apresentação será uma grande homenagem ao centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Arraiá - A noite também contará com uma exibição da quadrilha junina Asa Branca, às 20h40. O grupo, fundado por moradores do bairro do Cabula, é um dos mais premiados da Bahia. Entre os títulos já conquistados está o de tetracampeã do Concurso Regional de Quadrilhas, que incluiu agremiações de 25 municípios baianos. O concurso é realizado todos os anos, numa parceria entre a Federação Baiana de Quadrilhas Juninas, Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e a Bahiatursa
Serviços - Haverá um stand de 20m² para o Call Center Disque Bahia Turismo, que funcionará no Salão nos dias do evento.. Postos de Informações para Guias e Monitores – Projeto piloto para a Copa 2014. Nos estandes o turista poderá encontrar informações sobre Turismo Náutico, Enoturismo, Turismo de Golfe, Chocolate da Bahia, Turismo Religioso, Turismo Rural, Turismo Étnico
Rodada de Negócios - com 60 mesas em ambiente fechado, a Rodada de Negócios será realizada em parceria com o SEBRAE. Além desse espaço,haveráuma sala fechada para reuniões de trabalho, restrita aos buyers & suppliers.
Exposições: 100 anos de Jorge Amado; Mostra Cultural da Bahia – em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Memorial Luiz Gonzaga; “Corredor da História” – Armandinho Dodô e Osmar.Transbaião – Trem Turístico e Cultural da Bahia. Roteiro de trem que percorre 13 municípios, com o intuito de resgatar a cultura regional, a gastronomia e promover os festejos juninos da Bahia.
Saveiros da Bahia - Bel Borba. Cordel – Bule Bule. “5 anos do Turismo na Bahia - Terceiro Salto”, com a exposição dos principais resultados do turismo na Bahia (Eixos Estratégicos: Inovação, Qualificação e Integração Econômica). Além das Exposições existem áreas reservadas para exposição de conteúdos interativos, como: Turismo de golfe – área para instalação de uma Putter Green (mini golfe) em parceria com a Federação de Golfe da Bahia. Turismo de Aventura – área para instalação de equipamentos em parceria com a ABETA. Turismo e velocidade – área para exposição de carros e simuladores em parceria com a Stock Car e Grand Turismo. Também vão ser expostas nessa área as Motos Hally Davdson. No Pavilhão Tabuleiro da Bahia – Uma área com palco, decoração junina em homenagem ao Centenário de Luiz Gonzaga, área para diversas exposições, artesanato e culinária. Nesta área serão realizadas as apresentações das manifestações culturais a partir das 18hs, além de uma exposição do artesanato e quitutes típicos do São João em parceria com o Instituto Mauá. 
Simultaneamente ao I Salão estará acontecendo no Hall C a II Feira de Turismo ABAV Bahia.
Cadastur - Empresas do segmento de turismo terão um atrativo a mais durante o I Salão Baiano de Turismo, A Bahiatursa fará gratuitamente o cadastro das empresas no Cadastur.
Números – Na sexta-feira (18/05), será apresentado um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que mostrará os números do turismo da Bahia. O estudo faz referências a dados nacionais do setor, e serão conhecidos ainda os principais emissores nacionais e internacionais, a receita gerada pelo turismo, o perfil dos visitantes, dentre outras informações de caráter econômico.

Veja a programação do Núcleo do Conhecimento:
Local – Auditório “Mãe Menininha”, salas Ogum e Oxossi, para realização de palestras.

17/05 – Tema Principal: Conta Satélite do Turismo
09h: Abertura
10h: Entrevista coletiva – com apresentação do novo vídeo institucional
12h: Intervalo para almoço
16h: Tendências do Turismo da América do Sul: John Kester (OMT)
17h: Mesa-redonda – Conta Satélite: Urgência Pública do Turismo Brasileiro, com a participação de Ricardo Kureski (Ipardes), Andrea Guimarães (IBGE), John Kester (OMT), Décio Kadota (Fipe) e Wilson Rahaby (Fipe)

18/05 – Tema Principal: O Viajante Independente
09h: Classificação Hoteleira – Ricardo Moesch (Ministério do Turismo)
10h15: Cama e Café – Ricardo Moesch (Ministério do Turismo)
12h: Intervalo para almoço
16h: Estratégia de Promoção Internacional do Turismo: Marco Lomanto (Embratur)
17h: Mesa Redonda – O Viajante Independente, com a participação de Ricardo Freire (www.viajenaviagem.com.br ), Alison Mcgowan ( www.hiddenpousadasbrazil.com ) e Tony Galvez ( blog.deviajebrasil.com )

19/05 – Tema Principal: Copa 2014: Estamos prontos?
09h: Geoturismo: José Carlos Oliveira (Secretaria do Turismo)
10h15: Linhas de Financiamento: Representantes do BNB/Caixa
12h: Intervalo para almoço
16h: Apresentação do documentário sobre a Feira de São Joaquim
17h: Mesa redonda – Copa 2014: Estamos prontos? – participação do Deputado Estadual RJ, José Roberto Gama de Oliveira ( Bebeto ) , Gilson Novo (Grupo Águia – RJ) , Jose Cassiano Ferreira (Infraero Salvador), Secretário Ney Campelo ( Secopa )

Folha do turismo: Mercado e Eventos
O Portal do Turismo Brasileiro

Nenhum comentário: