quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mucugê prepara o Carnaval mais tradicional da Chapada Diamantina


Entre os dias 17 a 22 de fevereiro, estará acontecendo na bucólica cidade de Mucugê, cidade tombada como patrimônio nacional, um dos melhores e mais tradicionais carnavais da chapada Diamantina.
Desde a época da pujança dos diamantes que Mucugê vem festejando e organizando carnavais autênticos e genuínos voltados para as marchinhas, os blocos de caretas e mascarados, os carros de cheiro, reis momos princesas e rainhas.
Blocos originais
A criatividade de seu povo torna estas festividades únicas e diferenciadas em Mucuge, muitos blocos surgiram em função de sua riquíssima história dos quais podemos citar o Macutum Zezê e os Caos de Loi, o bloco dos bichos mascarados, os Mandus entre outros.
Valorizar e difundir a cultura é fundamental para que possamos ter nossas tradições fortalecidas e perpetuadas, por isso o poder público local sempre vem apoiando divulgando e incentivando as tradições e manifestações populares em todo o município.
Atração turística
As festividades carnavalescas em Mucugê são de extraordinária importância para o turismo na região da Chapada Diamantina (Circuito do Diamante), todos os leitos dos hotéis e pousadas são reservados com antecedência, dezenas de residências são alugadas por pessoas que querem curtir esta disputadíssima festa e não encontrando mais vagas em equipamentos de hospedagem, também as pousadas e hotéis da região circunvizinha são lotadas em função do reflexo do Carnaval e dos atrativos naturais do município, portanto é uma festa que reflete na cultura e economia regional.
Destino muito procurado
Em 2011 mais de 3.000 pessoas ficaram hospedadas em Mucugê um acréscimo de 100% na população urbana, tendo circulado nos dias de festa cerca de 10.000 pessoas, isso fez com que o comércio fosse extremamente aquecido, proporcionando a geração de empregos e distribuição de renda no município e região, contribuiu também para torná-la mais conhecida e famosa nacional e internacionalmente .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua contribuição e comentário...